Você sabia que a maioria dos planos de saúde realizam reembolso do valor pago em consulta de psicoterapia?
É possível solicitar ao seu plano de saúde!
De acordo com a decisão da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) a partir de 1º de agosto de 2022 não há limite na quantidade de sessões de psicoterapia cobertas pelos planos de saúde.
Como solicitar o reembolso?
O primeiro passo é ter em mãos o seu contrato com a operadora ou ligar para a Central de Atendimento para se informar sobre qual o valor do reembolso para consultas de psicoterapia, além de descobrir os procedimentos necessários para realizar a solicitação.
De maneira geral, as operadoras requerem um encaminhamento médico solicitando acompanhamento psicoterapêutico que pode ser feito por um médico de qualquer especialidade. Neste encaminhamento o médico precisa especificar o diagnóstico (CID) para justificar a indicação ao tratamento.
Junto com o encaminhamento o paciente deverá apresentar o recibo do psicólogo especificando o valor pago pelas sessões e a data de realização.
É importante salientar que a responsabilidade integral pelo reembolso é do paciente frente ao seu plano de saúde.
Conheça mais sobre a nova determinação sobre cobertura ilimitada de consultas no site da ANS:
https://www.gov.br/ans/pt-br/assuntos/noticias-1/periodo-eleitoral/entra-em-vigor-o-fim-dos-limites-de-cobertura-de-quatro-categorias-profissionais